Projeto Palco Giratório

  Apresenta:
“Sargento Getúlio”.
 Hoje, ás 19 horas no Campus UERN ASSU. 
Entrada: Um quilo de alimento não perecível.
Neste sábado, dia 19 de abril, às 20h, Assu receberá o premiado espetáculo Sargento Getúlio, que conta a história de um sargento que tem a missão de levar um prisioneiro, que é inimigo político de seu chefe, de Paulo Afonso no estado da Bahia a Aracaju capital do estado de Sergipe. No caminho, em virtude de uma mudança no panorama político, o sargento recebe a ordem para soltar o prisioneiro, mas devido a seu temperamento avesso às mudanças, ele decide terminar a missão que lhe foi confiada, contra tudo e contra todos. A direção do espetáculo é de Gil Vicente Tavares e atuação de Carlos Betão. De acordo com informação remetida pelo professor universitário Akailson Lennon, quem desejar assistir a encenação deverá adquirir sua senha uma hora antes da apresentação na portaria do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão. Se desejar pode contribuir com 1kg de alimento não perecível para o Projeto Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio no estado (Sesc – RN). O evento faz parte do roteiro de apresentações do projeto palco giratório no interior do Rio Grande do Norte.
Foto: Divulgação do espetáculo.
E o nosso Grupo O Borná de Teatro estará  na abertura do Palco Giratório do Sesc às 19:0 h com... 
                                         “As Presepadas de Camonge” 
Acredita-se que a figura que originou Camonge, herói nordestino, tenha vindo de terras Portuguesas até o Nordeste na memória dos viajantes e foi através da oralidade sendo repassada de geração para geração e assim adquirindo a fisionomia do povo local.
Camonge, assim como João Grilo, Cancão de Fogo e Pedro Malazarte são pessoas comuns e pertencem a classe oprimida da sociedade, mas conseguem com esperteza e astúcia londibriar os poderosos/opressores e sair das mais adversar situações. Talvez só brincando de faz de contas seja possível ganhar dos “grandes”.
Devido à forma de repasse ser a oralidade, é fácil encontrar variadas versões de uma mesma estória, assim como algumas características também são comuns a todos esses heróis criados pelo o povo; esperteza, coragem, malandragem... e partilham de um desejo comum que é sobressair do sistema opressor vigente.
Numa mistura de erudito com popular As presepadas de camonge, conta a história desse herói em uma de suas artimanhas para enganar o Rei e livrar-se da forca, para isso não precisa de mais que sua esperteza, coragem e astúcia. A peça tem como cenário o sertão nordestino, os personagens são o Rei, a Rainha, o Bobo, Camonge e sua mulher.
O proposito não é contar ou representar a versão “original” dessa narrativa, mas sim despertar no público as versões que lhes foram contadas, do jeito que foram contadas pelos seus pais, avós, tios... e fazer com que cada um traga da memória para a oralidade a sua versão dessa história.
Direção: Shicó do Mamulengo
Elenco: Zé Elias, Itamara Almeida, Mayk Dantas, Carol, Raifran e Thiago
 E nós lilasmente recomendamos que você  venha também fazer parte da platéia do evento SHOW!!!
Aguardem os clicks lilases!!!
té Jah!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela visita, tenha a liberdade para expressar sua opinião da melhor forma que queira... Fazemos o mundo a nossa imagem e semelhança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...