Aniversários no ENSV...70 e 85 com Girassóis!



Pronunciamento proferido pelo assuense Gregório Celso Macêdo, em nome dos ex-alunos do ENSV, por ocasião das Bodas de Girassol da escola e comemoração dos 70 anos de vida religiosa de Ir. Ernestina, em 09/03/2012.



Senhoras e Senhores.

Os 85 anos de fundação desta Casa de Ensino é motivo de júbilo não somente para os que participaram diretamente dessa história: é também razão de orgulho e ufanismo para toda a sociedade do Assu e do Vale! E neste tempo de alegria e regozijo, recebemos o honroso e gentil convite de proferir uma breve mensagem em nome dos ex-alunos deste Educandário.

Nesta noite, em que acabamos de render graças a Deus celebrando a Santa Eucaristia, diversa não poderia ser a palavra dos ex-discentes, senão a de evocar as boas recordações, externar a mais consciente reflexão e, sobretudo, testemunhar a nossa sincera gratidão!

É a noite das boas e lisonjeiras recordações porque afloram do recôndito das nossas memórias os momentos idos nas trilhas do saber, revivendo e revendo o nosso segundo lar, a escola amada onde recebemos os mais valorosos ensinamentos: luzes indispensáveis para enfrentarmos o caminhar da existência!

É a noite de refletirmos e venerarmos a memória das gerações que nos precederam, de maneira muito especial aqueles que há aproximadamente nove decênios souberam acalentar o sonho e torná-lo realidade, pensando e priorizando o futuro da nossa terra e do nosso povo.

Homenagens e deferências as essas pessoas - figuras notáveis da sociedade assuense dos anos vinte do século passado - pela visão de futuro, pela nobreza de espírito e pela prova concreta de amor telúrico! Eles se preocuparam com a nossa educação cristã, souberam a quem recorrer e hoje lhes devemos tributar o nosso reconhecimento!

Senhoras e senhores, está é principalmente a noite da nossa gratidão!

Gratidão a Deus. Gratidão a esta escola, a esta Congregação, gratidão às irmãs do Amor Divino, gratidão aos professores e aos funcionários que ao longo de dezessete lustros dedicam ao corpo discente o seu desvelo, a sua capacidade e o seu desprendimento!

Agradecemos os ensinamentos, as sábias lições, as orientações, a paciência, as admoestações, as reprimendas, o carinho e o amor que todos vocês vêm ofertando a sucessivas gerações.

Vocês são credores do nosso apreço e essa dívida possui um valor inestimável, pois reconhecemos as vossas participações na formação intelectual, cristã e moral dos filhos desta terra e das plagas adjacentes.

E numa venturosa coincidência, neste ano também celebramos os 70 anos de vida religiosa de Irmã Ernestina, essa assuense de quatrocostados, símbolo deste Colégio e paradigma de vocação religiosa!

Maria Jacy... Mimosa flor arrebatada ainda em botão da casa de Cecília e Samuel!

Juventude vibrante, coração em Deus, vocação convicta.

Modelo de disposição e de trabalho, laborando anos a fio em três expedientes diários, inclusive em sua benemérita Escola São José, que proporcionou a tantas pessoas humildes a inclusão no mundo das letras!

Irmã Ernestina, os ex-alunos deste Educandário também lhe formulam um agradecimento particular. A sua forma um tanto rigorosa de nos disciplinar, ontem até nos causava medo; hoje nos arranca agradecimentos, porque a sua imposição de respeito e a sua autoridade, sem dúvida alguma, ajudaram a moldar o nosso caráter!

Parabenizando-a, queremos nós, os ex-alunos, confirmar a certeza que a sua consciência já acalenta: valeu a pena a longa existência dedicada à Congregação, à causa da educação e ao Reino de Deus.

De tal sorte, senhoras e senhores, dignas autoridades, tomados desse enlevo de gratidão e de alegria, que se depositará perenemente na retina dos nossos olhos, formulamos os mais ardentes votos para que Deus permaneça a abençoar o Educandário Nossa Senhora das Vitórias.

A senhora, querida Irmã Ernestina, desejamos que o mesmo Deus continue a dispor na Sua paz os vossos dias, numa proporção tão infinita quanto distam as estrelas da copa dos nossos carnaubais...

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela visita, tenha a liberdade para expressar sua opinião da melhor forma que queira... Fazemos o mundo a nossa imagem e semelhança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...