Velho. Novo. Emprestado. Azul.


O casamento é um ritual repleto de simbologia para dar sorte. 
Uma delas teve origem na Inglaterra, na época Vitoriana.  
A frase original em inglês é:

“Something old, something new,

something borrowed, something blue”.



É uma tradição muito antiga… 
diz que a noiva deve carregar com ela no dia do casamento:

 “Algo velho, algo novo, 
algo emprestado e algo azul.”



Algo velho
Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma jóia de família, o vestido ou véu que foi de sua mãe ou avó. Pode usar os brincos de pérola, ou o broche joia de família que você herdou.



Algo novo
A peça de roupa ou assessório novo representa a sorte, o sucesso e sua esperança de vida nova à sua frente. Pode ser uma jóia, o sapato, a roupa íntima ou a menos que você está usando o vestido da sua mãe, um candidato fácil para este item seria o seu vestido novo.



Algo emprestado
Pretende que seja um item emprestado de um amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e tem esperança que lhe seja parecido. Isso também lembra à noiva que ela pode depender de amigos e familiares e tem por objetivo trazer felicidade ao casal.
A amiga ou pessoa da família que empresta sente-se feliz por estar dividindo algo especial com o casal em um momento especial.



Algo azul
Simboliza o amor, pureza e fidelidade. Antes do final do século 19, azul era uma cor popular para vestidos de casamento (você pode imaginar isso ?!?!).
A Virgem Maria foi muitas vezes pintada em azul, representando sua pureza.
Através dos tempos, a tradição evoluiu, passando do uso da roupa azul para uma faixa azul amarrada na cintura da noiva (como uma das fotos da galeria abaixo). Hoje, pode-se usar a roupa íntima azul ou algum outro detalhe. Além disso, acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” das moças solteiras.
O azul representa a fidelidade e a pureza, além de dizerem que afasta o “mal olhado”. Pode ser uma joia, uma peça íntima, seu buquê, a fita do buquê ou até mesmo um broche nele, o sapato ou a maquiagem.
Se o azul não vai com sua decoração, use um grampo escondido ou então, a cueca do noivo seria um segredinho.


Mas se quiser que sua tradição seja seguida à risca, há mais um item que encontrei em alguns lugares:

Something old, something new
Something borrowed, something blue
And a silver sixpence in her shoe

(e uma moeda de prata em seu sapato)
Uma moeda de prata no sapato da noiva representa riqueza e segurança financeira. Remete à um costume escocês de um noivo colocar uma moeda de prata debaixo do pé para a boa sorte.  Para a sorte ser completa, o centavo deve estar no sapato esquerdo. 


O pence é uma moeda que foi cunhada na Grã-Betanha1551-1967. Feito de prata e com valor de seis tostões. Assim, essa tradição do casamento é definitivamente Inglesa, e muitas fontes dizem que ele começou na era vitoriana.
Fazer nestes pequenos detalhes um motivo, nesse momento especial, para homenagear à quem o emprestará ou de quem vem o item “velho”, me pareceu tão lindo e cheio de memória que me fez repassar esta história.
Comece a pensar, lembrar... O que usaria?

Um comentário:

Grato pela visita, tenha a liberdade para expressar sua opinião da melhor forma que queira... Fazemos o mundo a nossa imagem e semelhança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...