1- Seja honesto em qualquer situação.
2- Nunca faça algo que você não possa assumir em
público.
3- Seja tolerante e flexível. Muitas idéias
aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir
isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação
sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições.
4- Ser ético significa, muitas vezes, perder
dinheiro, status e benefícios.
5- Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar
elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor
da idéia e você ficará com fama de mau-caráter.
6- Pontualidade vale ouro. Se você sempre se
atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades
de negócio.
7- Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar
um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o
em particular, cara a cara.
8- Respeite a privacidade do vizinho. É proibido
mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe.
Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza
com um bilhete.
9- Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém
está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com
atenção.
10- Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas
é imperdoável.
11- Aja de acordo com seus princípios e assuma
suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria.
12- O que fazer com os brindes e presentes? Muitas
empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes.
Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.
AO TELEFONE
13- Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de
mascar chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. A pessoa do outro
lado linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção; ou que a
linha está com problemas de sinal.
14- Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho.
15- Ao falar ao telefone, você é julgado pela
dicção, capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia
ou não. A voz deve ser alegre, clara, calorosa e em bom-tom - nem alta nem
baixa demais.
16- Ao atender telefonemas alheios, anote o
recado. Escreva o nome da pessoa que ligou, o número do telefone, o assunto e a
hora. Com letra legível, é claro.
17- Evite, ao máximo, atender o telefone durante
uma reunião - a não ser que a ligação seja extremamente importante. Isso também
vale para celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.
18- Não faça ligações pessoais demoradas,
principalmente se for namorar.
19- Nem pense em brigar com filhos ou outros
parentes pelo telefone.
20- Retorne as ligações, mesmo que você não
conheça quem deixou recado.
21- Se estiver ocupado, não tenha medo de
interromper a conversa. Diga que não pode falar e que ligará em seguida. Não se
esqueça de retornar a ligação.
22- Todos estão sujeitos a ter de atender a um
telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com
discrição. Nada de gestos, caretas ou comentários tapando o bocal. Pega mal.
Quem ouve a conversa deve, literalmente, ficar surdo e, depois, mudo.
23- Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor
dizer que está ocupado e que retornará a ligação depois.
24- Se a linha cair, a responsabilidade de ligar
novamente é de quem telefonou.
25- Ao deixar recado na secretária eletrônica,
faça isso de modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto, o seu número
de telefone.
POR E-MAIL
26- O mais importante é nunca, mas nunca mesmo,
escrever algo que possa constrangê-lo depois. “Evite intimidades e só escreva
em um e-mail aquilo que você falaria pessoalmente para a pessoa”, ensina
Adriana Gomes, vice-presidente do Grupo Catho.
27- Frases de rotina, que são populares no jargão
comercial do momento, tornam-se cansativas quando empregadas em demasia. Tome
cuidado para não abusar de sua utilização.
28- Verifique sempre a gramática e a ortografia do
texto antes de enviá-lo. Nada pior do que um texto cheio de erros.
29- Seja breve, claro e objetivo. Hoje em dia,
ninguém tem tempo para ler textos extensos demais ou ficar pensando em palavras
fora de contexto.
30- Um e-mail, apesar de também ser um documento,
não deve ser tão formal quanto uma carta.
31- Elogie quem merece. Todos, inclusive alguém do
alto escalão, gosta de um “tapinha nas costas”.
32- Jogue fora todos aqueles e-mails que não
servem para nada, como malas diretas, correntes e piadinhas infames. Só
responda àqueles que realmente mereçam sua atenção.
33- Nada de mandar correntes, piadas - obscenas ou
não - e pegadinhas por e-mail para quem não conhece.
CHEFES
34- Procure ter um perfil claro da forma de ser e
trabalhar do chefe. Converse com quem já foi subordinado a ele. Essas
informações ajudarão a guiar suas atitudes e reações.
35- Por mais que ele permita uma relação de
proximidade, imponha (sutilmente, claro) limites. Quando surgirem problemas,
tanto você quanto ele podem adotar um tom pessoal demais na discussão. O que
pode ser um erro, já que a corda sempre cede do lado mais fraco. Ou seja, o
seu.
36- Deixe claro quais são as suas funções,
principalmente se elas incluírem obrigações pessoais e particulares. Sobretudo,
no caso de secretárias e assistentes que são encarregados de controlar as
contas do chefe, organizar agenda, comprar presentes para os familiares etc.
37- Caso tenham afinidades ou amigos em comum, não
há mal algum em fazer comentários pessoais. Mas seja discreto e tome cuidado
para não parecer inconveniente nem puxa-saco.
38- A relação de trabalho é mediada pela
hierarquia. O subordinado amigo deve ao chefe a mesma deferência que os demais
- e o chefe amigo precisa ser extremamente cuidadoso para não beneficiar o
subordinado que lhe é próximo.
39- Se o chefe fizer ‘a linha tirano’, seja
polido. Tentar uma intimidade forçada é uma humilhante perda de tempo.
40- Reconheça os erros, mas não exagere no
arrependimento nem na culpa. A fala correta é: “não foi um erro intencional,
isso não vai ocorrer de novo e vou remediar o acontecido”.
41- Jamais diga a palavra problema para se referir
a uma situação desfavorável. Dá a impressão de que você não consegue controlar
a situação.
BILHETE AZUL
42- Demissão de um colega: Só se manifeste quando
ele puxar o assunto.
43- Diga o quanto lamenta e faça um comentário
construtivo - “Você é um bom profissional, logo se recolocará”.
44- Seja solidário, mas não exagere para não criar
um clima de motim na equipe.
45- No dia seguinte, telefone para dar uma força e
oferecer ajuda.
46- Ao demitir: Tenha claro o motivo da demissão e
os números da indenização para informar o funcionário.
47- Esteja preparado para responder a perguntas
como: “se surgir nova chance, você me contratará?” ou “posso dar seu nome como
referência?” Nesse caso, só negue se a empresa proibir ou se tiver problemas
pessoais com o demitido.
48- Comunique logo cedo ao funcionário. Se ele
ficar deprimido, fale dos benefícios e demonstre que a empresa irá ajudá-lo a
se recolocar. Se ele ficar irritado, informe-o sobre os direitos e não discuta.
49- Faça-o assinar a carta de demissão antes de
deixar a sala. É um instrumento legal, exigido pela lei. Diga a ele o que fazer
ao sair dali: ir ao RH, voltar para casa ou ao trabalho. Além de quando ele
deve limpar as gavetas.
50- Ao pedir demissão: Comunique sua decisão à
chefia com antecedência.
51- Deixe claro que está saindo não por
insatisfação (por mais que seja verdade), mas por desejar novos desafios.
52- Diga ao empregador e aos colegas o quanto foi
bom trabalhar com eles e, se fizerem festa de despedida, escreva uma carta de
agradecimento.
53- Jamais fale mal do antigo empregador. Você
pode precisar dele no futuro.
54- Ao ser demitido: Receba a notícia com
dignidade. Perder a cabeça com reações de pânico ou raiva não resolvem a
situação. Procure saber o motivo da demissão. Se perceber a chance de reverter
a situação (o que é raro), argumente. Senão, reflita sobre as razões de sua
dispensa para melhorar seu desempenho no futuro.
55- Só negocie a prorrogação dos benefícios até
sua recolocação se tiver argumentos justos. Se for o caso, peça que lhe seja
pago um processo de recolocação.
56- Comente a demissão com, no máximo, um ou dois
colegas íntimos. Cuidado com observações levianas, que podem atrapalhar uma
indicação.
57- Recolha suas coisas o mais rápido possível e
discretamente.
EM UMA REUNIÃO
58- Para a reunião começar mal, basta chegar
atrasado. Além de irritar quem chegou na hora, sua imagem fica péssima.
59- Normalmente, o chefe se senta à cabeceira da
mesa. O ideal é conseguir sentar ao lado dele. Assim, você dá a entender que
conhece seu lugar, demonstra apoio e deixa claro que não o ameaça.
60- Ler e pesquisar sobre o assunto em pauta vai
deixá-lo em vantagem sobre aqueles que não se prepararam. Além de poder
participar da discussão, a chance de dar um fora diminui muito.
61- Entrar numa reunião mudo e sair calado não é a
melhor estratégia para seu chefe notá-lo.
62- Fale sobre suas idéias e, quando achar que
deve discordar, não se acanhe. Apenas faça isso sem causar constrangimento e
sem ofender os colegas.
63- O chefe deve ser o primeiro e o último a
falar. Ou seja, é ele que abre e fecha a reunião.
64- Se for encarregado de conduzir uma reunião,
lembre-se de que um bom condutor é aquele que expõe suas opiniões de modo que
todos entendam, sabe ouvir e mediar conflitos.
65- Ao fazer um comentário, apresentar uma idéia
ou sugestão, seja claro e objetivo. Resuma ao máximo o que tem a dizer para não
tornar a reunião longa e cansativa demais.
66- Olhe para os outros quando estiverem falando
para mostrar interesse. Não baixe os olhos para a mesa.
67- Apresente suas idéias ao chefe como
recomendação e não como ordens. Senão você pode comprometer a autoridade dele
diante dos demais participantes. O chefe não vai gostar nada disso.
68- É importante manter a postura durante uma
reunião. Evite ficar andando de um lado para outro na sala enquanto estiver
expondo uma opinião ou uma apresentação. Os participantes vão achá-lo um
exibicionista.
MALDADES E FOFOCAS
69- Afaste-se das fofocas e maledicências. Só o
fato de prestar atenção nelas pode lhe dar a fama de fofoqueiro. E aquele que
lhe conta a última, pode levar, também, um comentário péssimo sobre você.
70- Evite fazer profecias. As previsões podem não
se realizar e as palavras se voltarão contra você.
71- Não seja inconveniente, aparecendo em outros
setores da firma sem ligar antes só para fazer um tricô rápido.
72- Mantenha a voz baixa, especialmente quando
precisar falar de assuntos de caráter confidencial.
73- Quando se referir a um executivo da empresa
numa conversa com os colegas, use o nome completo dele para evitar mal-entendidos.
74- Caso possua uma grande amizade no ambiente de
trabalho, seja discreto. Nunca comente na frente de outros colegas os programas
que você e o amigo fizeram no final de semana, pois isso desperta ciúme e
compromete a imparcialidade de qualquer decisão ou trabalho que você tenha ou
faça em relação a seu amigo.
75- Deixe bem claro que é adepto do ditado
“amigos, amigos: negócios à parte” e evite trabalhar em parceria com um grande
amigo. Além de dar impressão de protecionismo, a relação pode comprometer o
serviço e dificultar na hora de resolver os problemas.
76- Evite falar de sua vida pessoal com quem você
não conhece o caráter.
77- Não comente com qualquer um os seus resultados
positivos, prêmios e novos projetos que lhe foram confiados.
78- Caso trabalhe com alguém de quem não gosta,
troque cumprimentos, mantenha distância e não comente a antipatia que sente.
Isso minimiza os atritos e evita que os outros reparem a incompatibilidade e
façam fofocas.
AMOR E TRABALHO
79- Você e um colega se apaixonaram: Se a empresa
não proíbe namoro entre funcionários e vocês são desimpedidos, não vale a pena
esconder. Os colegas desconfiam, descobrem e fofocam.
80- Antes de oficializar a relação, comunique o
fato à chefia e preserve-se ao máximo.
81- Na firma, evite os apelidos carinhosos e
telefonemas melosos. Nada de “fofo”, “lindinha” e “neném”.
82- Bilhetinhos e e-mails amorosos, que possam
cair em mãos erradas, também estão fora de cogitação.
83- Não constranja os colegas nem cause falatório
criando situações para ficar a sós com seu amado ou sua amada.
84- Cenas de ciúme e bate-boca são péssimas para
sua imagem na empresa. Sugerem que você pode ser um funcionário desequilibrado.
85- Se brigar com ela (ele), deixe a cara fechada
e a reconciliação para fora da empresa. Seu romance não é novela, para ser
acompanhado capítulo a capítulo.
86- Não policie os horários da sua parceira (o) e
muito menos crie empecilhos para que ele (ela) almoce com colegas ou superiores
sob o argumento “você não liga mais para mim”. Isso pode prejudicar a carreira
dele(a).
87- Você e o chefe se apaixonaram: Em muitas
empresas, trata-se de amor proibido. Vocês podem tentar escondê-lo por um
tempo, mas correm sérios riscos.
88- Do ponto de vista ético, o melhor a fazer é
pedir, rapidamente, uma transferência de departamento, já que o romance pode
comprometer o trabalho.
89- Se não for possível uma transferência, a saída
mais correta é um dos dois pedir demissão.
90- Durante o período de impasse, ajam com absoluta
discrição. Os fofoqueiros de plantão adoram comentar sobre situações como essa.
91- Paixão por alguém casado: Em casos assim,
trata-se de nitroglicerina pura. Se o romance se tornar público, amor, trabalho
e família viram um grande imbróglio e isso é péssimo para a carreira.
92- Se decidir sair de casa, comunique sem revelar
detalhes, a mudança de endereço e o novo telefone para a secretária do setor. E
avise seu chefe sobre sua separação.
93- Evite comentar o assunto em voz alta e não
transforme seu drama em tema de debate no fumódromo.
94- Se não conseguir disfarçar o sofrimento,
invente uma desculpa. Diga que está doente ou que um parente querido morreu
recentemente.
95- Procure evitar que seu ex mantenha contato com
secretárias e outros funcionários do seu departamento. Se ele(a) estiver
furioso e magoado, certamente fará a sua caveira e falará mal de você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela visita, tenha a liberdade para expressar sua opinião da melhor forma que queira... Fazemos o mundo a nossa imagem e semelhança.