Cerimônia das Areias

O que é a Cerimônia das Areias?
É um ritual que acontece durante a cerimônia de casamento. Seu significado é que o casal ao se unir em matrimônio se une da mesma forma que as areias, passando a ser um só a partir daquele instante. E que assim como as areias misturadas não podem voltar a ser uma só, aquele casal também não.
Como fazer a Cerimônia das Areias?
É simples, você precisa de três vasos e areia colorida. Em um dos vasos você coloca areia de uma cor, representando o noivo. E no outro vaso, areia de outra cor, representando a noiva. O terceiro vaso estará vazio no ínicio da cerimônia.
Enquanto os noivos enchem o vaso do meio com as areias coloridas, misturando-as, o celebrante profere algumas palavras (veja abaixo). Podem começar colocando um de cada vez (alternando várias vezes) e no final os dois terminam de encher juntos o vaso principal.
Ao final da Cerimônia das Areias, as areias coloridas estarão juntas no vaso principal, formando um belo desenho. Vocês devem guarda-lo em sua casa, em lugar de destaque, simbolizando a união de vocês.

O que falar durante o ritual da Cerimônia das Areias?
Enquanto os noivos despejam areia no vaso principal, o celebrante deve proferir algumas palavras que simbolizem esse momento. Vejam alguns exemplos:
“Hoje, o relacionamento é simbolizado através da união das areias presentes nesses vasos. Cada um desses vasos representa um de vocês, noivo e noiva (dizer os nomes dos noivos). Ao misturar as areias neste terceiro vaso, vocês demonstram que a partir de hoje cada um de vocês deixa de existir individualmente e passam a ser um só. Assim como os grãos de areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.”
“Noivo e Noiva (dizer os nomes dos noivos), hoje vocês unem as vidas de vocês em uma só. Estes dois vasos separados simbolizam a vida de vocês até aqui, eles representam tudo que vocês tem de individual.  Este terceiro vaso, onde são misturadas essas areias, representa a vida de vocês a partir de agora, quando vocês passam a ser um só. Assim como os grãos de areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.”
Em nossas Bodas de Lã realizamos a Cerimonia das Areias, na renovação dos votos!
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela visita, tenha a liberdade para expressar sua opinião da melhor forma que queira... Fazemos o mundo a nossa imagem e semelhança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...