Escolhendo o cardápio da festa...

Uma dúvida de sempre é sobre como melhor escolher o cardápio da festa...
Que tipo de refeição servir?
 Quais sabores? 
Quantos tipos de doces e salgados?
E quais bebidas são as mais adequadas a cada cardápio?
Em primeiríssimo lugar gostaria de lilasmente dizer que qualquer regra deve vir após o desejo dos donos da festa e o perfil dos convidados.
Por exemplo: muita gente insiste em dizer que cerveja em casamento é deselegante, mas como deixar a geladinha de fora se 80% dos seus convidados preferem esta bebida? E se é a única bebida que os donos da festa apreciam? Sem falar que cerveja é a bebida queridinha de 9 entre 10 brasileiros!
Então, mais do que qualquer regra de etiqueta, os anfitriões não devem nunca perder de vista a conciliação entre seus gostos pessoais e o gosto dos convidados.
Também não dá para fazer uma festa totalmente vegetariana só porque os anfitriões não comem carne, nem tampouco deixar de colocar aquele salgadinho que você tanto gosta só porque a sua tia acha uma péssima ou ultrapassada ideia.
Mas, como meu objetivo aqui é ajudar à você que estão um pouquinho mais perdidas com a escolha do cardápio, aí vão algumas dicas lilases e básicas:
  • Procure avaliar o perfil de seus convidados de uma forma geral: faixa etária, sexo, preferências, nacionalidade, etc. Estas características poderão te dar boas pistas do que servir em termos de alimentos e bebidas.
  • Não se esqueça de que o público jovem costuma curtir mais a pista de dança, o que faz com que o buffet tenha que oferecer opções de alimentos práticas, como as finger foods e canapés. Já o pessoal mais idoso não abre mão dos salgadinhos tradicionais, dos doces e do bolo. Um coquetel volante bem servido agrada bastante àqueles que permanecem a maior parte do tempo da festa sentada à mesa. Não quer errar? Apostem em um misto entre estas duas opções.
  • Se o perfil de seus convidados é um pouco mais tradicionalista, aposte no coquetel de salgados: bolinhos, trouxinhas, barquetes, camarão encapotado,  Neste caso, os mini empratados e canapés podem causar certa estranheza.
  • A mesa de antepastos é uma companhia perfeita para o coquetel volante. Terrines, saladas, pães, quiches e queijos com geleias são algumas das opções.
  • Deixe os salgadinhos muito tradicionais (que são uma delícia, eu sei!) para os aniversários. Quando for um casamento, por ser  uma festa que demanda um pouco mais de formalidade. Aposte em recheios diferenciados, como queijos, tomate seco, misturas agridoces, entre outros.
  • Uma das maiores falhas cometidas por anfitriões é variar pouco na escolha dos sabores. Nos doces, evite exagerar no chocolate Escolha opções com frutas, creme, nozes, entre outros sabores. Dê alternativas a seus convidados que não curtem determinado sabor. E não se esqueça dos diabéticos, se souber que estarão em sua festa: uma ou duas opções de docinhos diet demonstram sua preocupação com seus convidados.
  • A mesma regrinha vale para os salgados: nada de exagerar na dose de camarões e demais frutos do mar. Os alérgicos agradecem!
  • Quanto às bebidas, procurem observar o cardápio e o horário da sua festa. Bebidas quentes, como whisky, licores e vinho, são mais adequadas para casamentos à noite. Durante o dia, prefira coquetéis com e sem álcool, roska de frutas, água de côco, espumante, sucos e cerveja.
  • Se seu cardápio inclui jantar, acrescente um vinho às opções de bebidas. Já uma pista de dança animada pede um balcão de roskas e drinks diferenciados.
  • À noite, o espumante e o whisky são muito bem vindos e devem ser servidos durante toda a festa. Em cidades de clima quente, o espumante tem tido melhor aceitação que os vinhos tintos.
  • Se sua festa tem um perfil mais formal e não terá pista de dança, pode apostar no jantar. Ofereça duas opções aos seus convidados, como uma massa e uma carne, e aposte em um bom vinho. Um coquetel com canapés pode preceder o jantar.
  • Se sua recepção será um brinde tradicional, sirva somente bolo e doces, com espumante, refrigerante e água para acompanhar.
  • A mesa digestiva é super bonita, mas é um custo desnecessário se você não terá jantar. Como o nome já diz, os licores, café, trufas e sequilhos são para degustação após uma refeição completa. Se isso for encarecer seu orçamento, não hesite em cortar.
Eis uma sugestão lilás...
E aguardamos que sua Festa seja lilasmente SHOW!
Porque a vida e o viver é para SER sempre celebrado!
Até nosso próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela visita, tenha a liberdade para expressar sua opinião da melhor forma que queira... Fazemos o mundo a nossa imagem e semelhança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...