“CONTANDO E RECONTANDO AS OBRAS DE SUASSUNA”
Projeto relendo e encenando algumas das obras , realizando exposição de fotos e trabalhos realizados pelos alunos , homenageia o escritor paraibano Ariano Suassuna.
O programa Mais Educação da Escola Estadual Tenente Coronel José Correia se propôe juntamente com todos os que fazem a referida escola realizar um projeto Suassuna –” Contando e recontando as obras de Suassuna”, ensaísta, romancista e dramaturgo paraibano que morreu no dia 23 de julho de 2014. O evento terá seu início em 01 de outubro e sua culminância no dia 30/10/2014, no anfiteatro Arcelino Costa Leitão, e as exposições das fotos e trabalhos realizados pelos aluno na escola com data ainda a ser marcada.
Ariano Suassuna:
Romancista, dramaturgo, ensaísta, poeta e principal teórico do Movimento Armorial, Ariano Suassuna é autor de 15 peças teatrais, seis romances e quatro livros de poesia. Sua obra teatral mais conhecida é O Auto da Compadecida (1955), que recebeu diversas adaptações para o cinema e a televisão. A peça A Farsa da Boa Preguiça (1960) e o livro Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971) também foram transformados em programas televisivos por Luis Fernando Carvalho. Suassuna ocupava a cadeira n º 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e também pertencia à Academia Paraibana de Letras. O autor teve obras traduzidas para sete idiomas.
A obra de Ariano Suassuna representa, na verdade, um projeto de vida, e não algo isolado, ou seja, apenas um projeto intelectual. Porque, em geral, costuma ser assim. Desde muito cedo, creio mesmo que antes de chegar à Faculdade de Direito, ainda com vinte anos, ele já havia estabelecido uma linha de raciocínio a respeito do Brasil e de sua própria obra.
De forma que, ao criar o Teatro de Estudantes do Recife, estava começando a formular o seu projeto que teria início com uma tragédia - "Uma mulher vestida de sol" -, passando com a maturidade de "O auto da Compadecida" e chegando ao romance "A pedra do reino". Ali eram apresentadas as linhas da sociedade brasileira, vindas do campo para atingir o urbano, de forma que o discurso formal se aliava conteúdo, uma revisão daquilo que o país representa.
Associado a isso, Ariano faria também uma revisão da história familiar, desde o assassinato do seu pai, fato que provocaria esse projeto de vida - porque partindo do particular para o geral. Assim ele iria buscar suas formas literárias, ainda, em Homero, Virgílio e Dante, que lhe servia de exemplo para a composição da obra.
Mas foi no próprio Teatro do Estudante do Recife que o escritor compreendeu a necessidade de ser um autor literário e não apenas um analista da vida nordestina. Ou seja, distanciava-se do regionalismo - nascido com o Movimento Regionalista - e realiza um projeto estético. Isso é a principal lição para quem quer se tornar escritor.
Aliando os dois momentos - história particular e geral -, alcançou o Movimento Armorial, que levaria a outros artistas a marca definitiva de autor que reúne as características de compreensão do mundo e realização do fenômeno criador. Aos oitenta anos de idade, um projeto plenamente realizado.
Raimundo Carrero - Escritor
OBJETIVOS:
* Possibilitar o conhecimento de forma dinâmica sobre um dos mais ilustres escritores nordestino;
* Valorizar a cultura do nosso povo;
* Reconhecer a importância de Ariano Suassuna no cenário artistico brasileiro;
* Desenvolver diversas atividades metodológicas a partir do tema;
* Apreciar a leitura como forma de adquirir conhecimentos;
* Demonstrar cooperação nas situações de produção coletivas;
* Apresentar para deleite as obras de Ariano Suassuna.
DESENVOLVIMENTO:
* Estudar a biografia de Ariano Suassuna;
* Assistir uma entrevista do escritor Ariano Suassuna com Jô Soares;
* Elaborar cartazes e maquetes sobre a vida e as obras de Ariano Suassuna;
* Registrar no face como está sendo realizado os trabalhos da sua turma;
* Ensaiar as peças das principais obras de Ariano Suassuna;
* Encenar na culminância do projeto a peça destinada a sua série;
* Buscar livros e trabalhos científicos sobre Ariano e suas obras.
RECURSOS:
* Livros de Ariano Suassuna;
* Internet para realizar pesquisas na oficina de Tecnologias Educacionais;
* E.V.A; TNT; caixa de papelão; Isopor; cartolinas; colas;
* Figurinos;
* Cenários;
* Gravação de CD;
* Vinheta;
* Banner;
* Faixas;
* Palco;
* Som;
* Iluminação;
* Câmeras digitais, etc….
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado de acordo com alguns crítérios como:
* Participação 1,0;
* Responsabilidade 1,0;
* Envolvimento nas atividades propostas 1,0;
* Produções 1,0
* Apresentação 1,0
Desta forma o evento poderá valer 5,0 em todas as disciplinas no 4º bimestre desde que o aluno demonstre que cumpriu os critérios acima descrito.A avaliação deverá ocorrer em uma reunião com professores, monitores e bolsistas do PIBID.
O aluno que não quiser participar do projeto realizará as avaliações do 4º bimestre valendo a nota máxima, ou seja, 10,0.
DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS E RESPONSÁVEIS
2º e 3º anos A,B: “ A pela e Lei”
Equipe Responsável Professores das séries , monitores do Mais Educação e bolsistas do PIBID.
Ensaios com Thayanne a tarde
4º ano 01/02 : “Uma mulher vestida de Sol” Equipe Responsável Professores das séries , monitores do Mais Educação e bolsistas do PIBID.
Ensaios com Thayanne a tarde
5º ano 01/02/03:” O santo e a porca”
Equipe responsável professores das séries, monitores do Mais Educação e bolsistas do PIBID.
Ensaios com Thayanne a tarde
6º ano A/B vespertino e 6º noturno: “O casamento suspeito”
Equipe Responsável Professores das séries e os monitores do Mais Educação.
Ensaios com Batistinha pela manhã e noite.
7º ano A/B/C vespertino e 7º noturno: “A pedra do reino” Equipe Responsável Professores das séries e os monitores do Mais Educação.
Ensaios com Batistinha pela manhã e noite.
8º ano A/B/C vespertino e 8º A/B noturno: “As proezas de João Grilo”
Equipe Responsável Professores das séries e os monitores do Mais Educação.
Ensaios com Batistinha pela manhã e noite.
9º ano A vespertino e 9º A noturno: “ O Auto da compadecida”
Equipe Responsável Professores das séries e os monitores do Mais Educação.
Ensaios com Batistinha pela manhã e noite.
Bom trabalho!
Equipe gestora e coordenadora do Programa Mais Educação e coordenador do PIBID.
Nós lilases da vida nos sentimos mui honradas em SER a locução do evento!
E lógico que acontecerão muitos clicks lilases!
Aguardemos tod@s!
Porque o trabalho está lilasmente SHOW!!!
Oxente!!! ...
Até Jah!
Parabéns aos que fazem a escola.
ResponderExcluirE mais ainda aos educandos que farão o SHOW Musical...
Estaremos em sua platéia E.E.Ten.Cel. José Correia.