É Tempo de Páscoa...

E bem cedo estamos, garimpando na Net, sugestões de como tornar o tempo da Páscoa ainda mais bonito e doce. Aqui em casa vivenciamos cada período....transformando o ambiente!!!

Nestes dias....tem coelho e doces em compotas, por todo lado!!!

"Exigência do meu pequeno Ramiro, com a cumplicidade dos sorrisos de João. Que afirma sempre: Assim, o coelhinho de verdade não esquecerá meu Ovo grandão de chocolate cheio de bolinhas dentro!!!"

Fica a sugestão....já que as crianças estão sempre tão disponíveis a ganhar e aprender com a passagem dos dias na vida. Transformem suas casas com o auxílio de idéias de seus filhos.... é uma delícia!!!



Arranjo em galho seco com apliques de pássaros coloridos, desses que você encontra nas Lojas ótimas de Importados. Ovos pintados com a participação das crianças...é uma Festa!!!


E quem tem um jardim em casa....experimente um café da manhã mais ou menos assim....

Aqui tem jujuba em tudo que é pote....a criançada adora e o colorido...Lindo! Para as prendadas em Ponto Cruz...Sacolinhas com bordados recheadas do que preferir!!! Esse banho....segundo meu pequeno....é mais que uma delícia!!! A coelhinha "cuidando" da mesa de chocolates posta bem ao seu lado!!! Olha só esse bolo....Apenas Barras de Chocolate juntas, seguras por um laço....e muitas bolinhas também de chocolate....é tudo de bom.

E essa árvore de balas...usa agora e ainda pode repetir a idéia no Tempo do Natal !!! Se desejarem recomendações de profissionais para organizarem um ambiente ou sua casa mesmo, venha a USINA, temos um Cadastro Respeitoso a apresentar e recomendar.

Ficam as idéias....Agora curta a leitura sobre a História da Páscoa.

Abraceijos doces e lilases.

As Origens do Termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Entre as Civilizações Antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.


A Páscoa entre os Cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março). Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.


A História do Coelhinho da Páscoa e os Ovos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


* Fonte da Pesquisa: http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa

Um comentário:

  1. Lilás,
    José Bernardo também adorou o Banho dos Coelhos. Como não tenho sua mesma habilidade, comprei o ovo, coelhinhos de pelúcia e, bolinhas de chocolates , e fiel copiei sua idéia prá cabeceira da cama dele. Com certeza você ainda faz as pegadas do coelho. Lembro com carinho dessas passagens da nossa infância com seu pai.
    Te amamos. Feliz Páscoa para todos!
    Esther, Miguel e J.Bernardo Bravo - By Portugal

    ResponderExcluir

Grato pela visita, tenha a liberdade para expressar sua opinião da melhor forma que queira... Fazemos o mundo a nossa imagem e semelhança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...